Our Recent Posts

Tags

O IMPACTO DO SONO OU A FALTA DELE, NA NOSSA SAÚDE MENTAL.


Uma noite mal dormida é o que precisa para nos deixar irritados, cansados e mal-humorados. Uma vez vendo um filme (que não me recordo o nome) havia uma menininha, de pouco mais de dois anos, que viu a mãe irritada e disse: “Acho que a mamãe está precisando dar uma soneca.”. Imagino, o quanto ela deve ter ouvido isso da sua mãe.

Sabemos o que pode acontecer quando temos uma noite mal dormida, mas qual seria a dimensão do estrago de quem experimenta isso freqüentemente? O quanto isso pode nos afetar? Isso pode impactar a nossa saúde mental no longo prazo?

Para conseguir mensurar isso a equipe da BBC do programa “Trust me I’m a Doctor” e os cientistas do sono da Universidade de Oxford realizaram uma experiência. Foram recrutados voluntários com padrões de sono saudáveis, e durante seis noites avaliaram o resultado da redução de sono na saúde mental.

Os voluntários receberam dispositivos para monitorar seu sono. Para as três primeiras noites do experimento, eles dormiram oito horas sem perturbações, nas próximas três noites, o sono foi restringindo para apenas quatro horas. Os voluntários preencheram diariamente um questionário psicológico projetado para revelar qualquer alteração de humor e padrões pensamento. Alem de manter vídeos diários com auto-relatos.

O grupo avaliado nestes seis dias apresentou nas três ultimas noites um aumento significativo na ansiedade, depressão, estresse e paranóia. Os resultados deste experimento refletem os de um estudo mais amplo realizado pela equipe de Oxford dirigida pelo Psicólogo e Professor, Daniel Freeman. https://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Freeman_(psychologist - Fonte retirada em 09 de janeiro de 2018.)

Freeman, quando foi questionado sobre o impacto do sono na nossa saúde mental disse:

“Eu acho que eles são uma bela ilustração de como, mesmo um curto período de sono reduzido, tem um custo psicológico tão alto. Então, imagine ter esse tipo de redução do sono por um período mais longo em vários níveis”

Ficou bem claro nesta pesquisa, e acredito não ser novidade para ninguém, que tanto o humor quanto os padrões de pensamento são afetados pela privação de sono. Mas o que nos deixa espantados é a rapidez com que isso produz pensamentos distorcidos em nossa mente.

Se você não está dormindo bem, faça exercício durante o dia, tenha uma alimentação leve antes de dormir, procure ter uma rotina, um ritual de sono e evite olhar para as telas de celulares tablets, ou televisões horas antes de se deitar.

Tenha uma hora de dormir e acordar regular e não gaste muito tempo na cama, não dormindo.

Se isso não ajudar, é importante procurar um especialista, pois já existem vários tratamentos disponíveis.

Só de pensar em uma noite sem dormir me tira o sono!

No próximo texto irei escrever sobre o falso diagnóstico e o Tratamento da Esquizofrenia.. isso é possível?

Agradeço a todos que estão acompanhando os meus textos, lembrando que eles são fruto de um programa feito pela BBC no Trust me I’m a Doctor em que eu faço uma resenha sobre todos os tópicos abordados no programa.

Até o próximo texto.

Abraços Sheila Prates Galvani Psicoterapeuta e psicóloga no Brasil

Eu quero aproveitar e te convidar para conhecer a minha pagina. Segue o link: Link da Fan page: https://www.facebook.com/psicoterapeutaepsicologa/

Matéria completa do programa da BBC iPlayer você encontra através deste link http://www.bbc.co.uk/iplayer/episode/b09dcvl0